O que é B2B e como funciona?

E-commerce B2B ou também conhecido por E-commerce Business To Business é o modelo de comércio eletrônico entre empresas. É um ambiente virtual onde diferentes empresas, que podem ser de diferentes setores, realizam transações comerciais. Estas relações comerciais destas lojas virtuais B2B podem acontecer por exemplo entre indústrias, distribuidores, mercados, importadores…

Embora o e-commerce B2B quanto o e-commerce B2C basicamente existem para a realização de transações comercias, cada modelo de negócio possui características específicas. Um sistema de frete avançado com escolha de transportadoras por parte do comprador, ambiente fechado liberado por identificação, cadastro de produtos por centro de distribuição e políticas comerciais e financeiras, pedidos de bonificação aos compradores são algumas das especificidades de um modelo de loja virtual Business To Business.

Benefícios do e-commerce B2B

Mas afinal, ter um e-commerce B2B não é similar à uma loja virtual modelo B2C onde o cliente acessa, escolhe os produtos e realiza o pagamento? Sim, porém, no modelo B2B de negociação online existem benefícios às empresas que podem ser listadas a seguir:

  • Para a empresa que vende no e-commerce B2B, há um aumento de receita proveniente da comodidade de se vender em grandes quantidades diretamente para outras empresas que necessitam de seus produtos pulando a burocracia de ir atrás de revendedor e de sistemas offline que demandam tempo na operação destas transações;
  • Para a empresa que possui políticas comerciais e financeiras distintas para cada tipo de cliente, uma ferramenta que possua a possibilidade de controle de inadimplência é muito importante. Permita a venda automática somente aos bons pagadores ou faça uma análise pelo seu setor financeiro antes de liberar a transação;
  • Bonifique seus melhores compradores gerando pedidos de bonificação diretamente pelo seu painel administrativo. Atribua funções aos seus funcionários do setor comercial e libere bonificações de produtos de acordo com regras estabelecidas;
  • Para a sua equipe de marketing, libere módulo de pedidos de cortesia para empresas experimentarem seus produtos ou dê pedidos de cortesia à novos parceiros. Mas não se preocupe pois você pode limitar a quantidade de produtos utilizados pelo seu marketing;
  • Faça uso de Centros de Distribuições com produtos iguais ou distintos e permita que cada CD possua seu próprio estoque de produtos. Direcione pedidos de clientes aos Centros de Distribuição de sua escolha e dê ao seu cliente a possibilidade de ter um melhor frete;
  • Possui uma equipe de vendas que atende aos seus clientes e deseja manter esta aproximação? Sem problemas! Com seus vendedores cadastrados no e-commerce B2B eles terão acesso ao ambiente de realização de pedidos de forma prática e rápida. Os pedidos podem passar por análise financeira ou serem liberados automaticamente pelo sistema. Cada vendedor não poderá visualizar os pedidos realizados por seus colegas de trabalho. Somente o usuário com credenciais superiores poderá visualizar os pedidos de todos os vendedores da empresa;
  • Trabalhe com perfis de clientes e estabeleça regras de descontos e mix de produtos para cada grupo.

A Plataforma de e-commerce B2B da H5 WEB disponibiliza um conjunto de ferramentas completas permitindo a realização de pedidos para os negócios B2B de sua empresa com condições comerciais diferenciadas e limites de crédito personalizado por empresa. Tudo isso online sem a necessidade de instalação de programas, bastando possuir acesso à Internet e um navegador atualizado. Sua empresa passa a ter capacidade potencial de atender 100% de seu mercado, sem limitação geográfica.

Com a criação de perfis de negócio, você poderá criar grupos com preços, tabelas de financiamento e seleção de produtos diferenciados. Assim, cada empresa pertencerá a um grupo particular, visualizando somente as condições relacionadas ao grupo ao qual pertence.

Conheça as principais características do módulo de Plataforma de e-Commerce B2B.

Descritivos Plataforma de e-commerce B2B

  1. Totalmente On line:
    Sistema totalmente on line onde o cliente pode realizar seu pedido na própria empresa, em sua casa, em viagem ou finais de semana pois o ambiente B2B estará disponível à qualquer momento bastando para isso um acesso à Internet e um login e senha. Não há necessidade de instalação de programas ou configurações nos computadores do cliente, e consequentemente, não há a necessidade de alocação de equipe de TI para fazer as configurações necessárias e liberação do sistema, que pode demandar tempo.

  2. Endereço na Internet diferenciado:
    Os clientes  podem acessar o B2B por um endereço (URL) diferente do endereço da loja virtual. Os clientes da loja virtual B2C não possuem acesso algum ao B2B da empresa. A URL é definida pelo lojista para configuração no servidor como por exemplo: revenda.sualoja.com.br, franquia.sualoja.com.br, pedidos.sualoja.com.br.

  3. Facilidade de uso e ambiente de compras:
    Diferentemente de um sistema local de realização de pedidos, o cliente está num ambiente amigável e com navegação facilitada, com separação por categorias e sub categorias podendo navegar de um ponto a outro com ampla facilidade. O sistema permite visualização dos produtos pelo cliente em lista, grade, ordenação, filtro rápido de produto, pesquisa por descrição. Fácil inclusão de itens no pedido de compras além de poder acessar o detalhe de cada produto para visualizar suas especificações e fotos extras ou simplesmente, em uma mesma página de sub categoria ir adicionando diversos itens e quantidades ao seu pedido, sem a necessidade de sair da tela em que está. O cliente possui também a possibilidade de refazer pedidos anteriores.

  4. Fale direto ao seu cliente:
    Seu cliente sempre que acessar o seu B2B poderá visualizar um banner no sistema com algum informativo que a sua empresa queira divulgar. Como este é um canal em que o seu cliente estará sempre acessando, aproveite o momento para divulgar alguma promoção, vantagem, meta ou evento. Se possuir loja virtual, fique tranquilo pois seus clientes do B2C não visualizarão este banner do ambiente B2B pois este módulo é relacionado ao Perfil de cliente.

  5. Módulo Cadastro de Perfil B2B:
    Trabalhe com grupos de perfis e tenha um tratamento diferenciado para cada grupo de franqueado, atacado, associado, revendedor, distribuidor ou clientes especiais. Dessa forma a criação de regras de exibição de mix de produtos e meios de pagamento e descontos podem ser administradas com mais facilidade.

  6. Módulo de associação de perfis a produtos e clientes:
     Acoplado ao módulo de perfis permite a seleção dos produtos que poderão ser visualizados e comprados por cliente B2B associado a um perfil, bem como os preços que devem ser praticados, diversificando a regra de negócio e comercialização do sortimento de produtos.

  7. Módulo de condições de pagamento B2B: 
    Acoplado ao módulo de perfis, permite a definição das formas de pagamento e tabelas de financiamento que estarão disponíveis para cada cliente B2B associado a um perfil. Conceda desconto à forma de pagamento no perfil que desejar.

  8. Frete e transporte:
    Liberdade de escolha de forma de entrega. Sistema permite o cadastro de transportadoras e regras de frete nacional e internacional, fazendo o cálculo automático conforme as informações de entrega relacionadas a cada cliente. Sistema controla frete CIF e FOB. Cada cliente possui uma transportadora que lhe atenda? Isso não é problema pois no momento do pedido ele poderá selecionar a transportadora e a sua empresa despacha o pedido com os custos a cargo do comprador. A forma de entrega selecionada segue identificada no pedido realizado pelo cliente.

  9. Módulo de faturamento:
    Faturamento on line com a geração de múltiplos boletos, por exemplo, em 30/60/90 com data para a primeira parcela e intervalo para as parcelas seguintes variáveis.

  10. Módulo de Gestão de crédito (adimplente, inadimplente, limite de crédito por cliente):
    Permite a manutenção dessas informações diretamente na plataforma, além de possuir interface que permite a integração com sistemas internos de gestão. Em casos de clientes inadimplentes ou com limite de crédito excedido, o sistema permite a definição de dois níveis de aprovação (liberação) ou recusa automática de pedidos.

  11. Múltiplos centros de distribuição e unidades de faturamento:
    Para empresas que possuem múltiplos centros de distribuição ou fazem parte de holdings com múltiplas unidades de faturamento, o sistema realiza esse controle automaticamente. Produtos e estoques podem ser controlados em centros de distribuição.

  12. Módulo de brindes:
    Crie promoções de brinde do tipo, compre e ganhe, leve 3 pague 2, compre acima de determinado valor e ganhe. As opções são diversas e desta forma você incentiva o seu cliente a gerar um pedido com ticket maior. Você tem todo o controle sobre a criação das promoções no administrativo da Plataforma assim como o prazo de início e fim.

  13. Integração: 
    A plataforma B2B possui uma camada de integração que permite inclusão de novos produtos, mudança de seus status de disponibilidade e estoque. Essa camada também fornece arquivos contendo os pedidos gerados no ambiente de compras para importação em sistemas de faturamento podendo, receber informações de status de faturamento e entrega para informações de tracking de pedidos. Para empresas que possuem múltiplos centros de distribuição ou unidades de faturamento, o sistema permite o controle de estoque de cada centro, bem como o direcionamento de pedidos. A camada de integração permite a troca de arquivos e a troca de mensagens entre serviços web (WebService).

    A integração do cadastro de produtos pode ser feita mediante arquivos TXT com campos de largura pré-definida e envio das fotos via FTP com o mesmo nome do código dos produtos.

  14. Módulo de cortesias:
    Deseja bonificar clientes que se destacam e estão sempre realizando pedidos em seu B2B? Defina metas com os seus clientes e os bonifique adicionando produtos de cortesia quando este realizar um pedido em seu site. Os produtos cortesia são adicionados ao pedido sem custos ao cliente e identificados de forma clara o valor de cada item pois o sistema faz um “rateio” do valor real do produto cortesia e o dilui sem afetar o valor total do pedido.

  15. Módulo Gerar pedidos:
    Você pode gerar pedidos em nome do seu cliente diretamente pela administração da Plataforma B2B. Ele precisa fazer o pedido mas por algum motivo particular está sem acesso aos sistema ou por comodidade, liga para a sua empresa solicitando diversos produtos, como num Televendas. Acesse a administração, identifique o cliente e selecione os produtos desejados. Ao final do processo o sistema gera o pedido como se o mesmo fosse criado pelo próprio cliente no ambiente B2B. Este recebe o e-mail de pedido realizado com a identificação de que este foi realizado pela sua empresa.

  16. Módulo Calendário de pedidos:
    Controle a chegada de pedidos no seu B2B relacionando os seus clientes à determinados dias da semana. Desta forma, se o seu cliente realizar o pedido no dia da semana em que está cadastrado no sistema, você terá um fluxo de pedidos uniforme e será mais fácil administrar internamente  sua logística. Crie na sua retaguarda uma política de organização de pedidos e programas de recompensas para os clientes que respeitarem os dias de solicitação de pedidos e os bonifique depois com o módulo de cortesias. O seu cliente é sempre avisado por e-mail 2 dias antes, para não esquecer de realizar o pedido de forma programada. Pedidos realizados no dia acordado são identificados no arquivo de pedidos de integração sendo um pedido feito no calendário estipulado.

  17. Módulo Salvar pedido:
    Geralmente pedidos de clientes do B2B contém muitos itens e diversas vezes, por algum motivo como falta de conexão ou tempo, necessidade de interrupção da tarefa o impedem que faça o pedido de uma única vez, tendo que voltar ao sistema em outro momento e iniciar a seleção e inclusão de todos os itens novamente. Salvar o pedido facilita iniciar a criação do pedido na empresa, salvar e continuar depois de casa ou em outro dia no escritório. O cliente pode ir “anotando” os produtos que precisa adicionando ao sistema sempre que algum item acabar em seu estoque e assim, quando achar que já tem um pedido completo, solicitar pelo B2B.

  18. Módulo Tipos de pedidos:
    Crie tipos de pedidos diferenciados dando desconto automático sobre cada item do pedido, limitação de SKU por pedido, permissão de inclusão de cortesia ou desconto extra. Com os tipos criados, relacione a quais perfis poderão ser utilizados e então o seu cliente só poderá realizar os pedidos liberados ao perfil em que está cadastrado.

  19. Módulo Pedidos de reserva:
    Permita que o seu cliente selecione produtos de interesse e adicione ao pedido. Ele será informado que não será cobrado pelo produto sem estoque mas que será avisado assim que o estoque for reposto no B2B. O cliente terá que escolher uma ação a ser tomada como incluir o produto no próximo pedido, comprar o produto ou informar não ter mais interesse. O lojista recebe um e-mail com os produtos solicitados para reserva pelo seu cliente e tem acesso também ao relatório de reservas.

  20. Gerar pedido por importação de arquivo:
    Geralmente pedidos de um sistema B2B possuem muitos itens e em certos momentos, por mais simples que seja pesquisar e adicionar diversos itens a um pedido pode tornar a tarefa trabalhosa ainda mais se a sua loja possuir grande quantidade de produtos a oferecer. Se seus franqueados possuem um mesmo sistema onde possam gerar um arquivo de saída com pedidos a serem solicitados em seu B2B, esta funcionalidade será extremamente útil. Importe diretamente no site o seu arquivo de pedido com seus itens e quantidades e o sistema facilitará a inclusão dos itens em seu próximo pedido.

Módulos Plataforma de e-commerce B2B segmentados

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