Atendimento e Serviços

Conteúdo referente às funcionalidades da Plataforma Shop segmentado por “Atendimento e Serviços” da loja virtual. Para conhecer as demais categorias de recursos, acesse “Recursos da loja virtual“.

Atendimento e Serviços

Avise-me quando chegar

O produto continua sendo exibido na loja virtual mas sem a opção de compra por não existir mais estoque na loja virtual. O cliente pode cadastrar o seu e-mail para ser informado por e-mail quando este voltar a ser vendido na loja virtual. Caso o prazo de aviso expire, o cliente também recebe um e-mail perguntando se deseja ainda ser avisado caso este retorne à venda na loja virtual. Este aviso é enviado somente uma única vez após o prazo inicial. O lojista tem acesso a um relatório de “Avise-me” onde pode verificar que itens possuem interesse de compra mas que a loja não possui estoque no momento.

Listas de desejos

O usuário que estiver logado na loja virtual poderá adicionar o produto à sua lista de desejos para deixar armazenado no sistema para consultas futuras. As listas de desejos podem ser únicas na loja virtual (1 por usuário) ou livres para serem criadas de acordo com a necessidade do usuário. Itens de uma lista de desejos podem facilmente serem adicionados ao carrinho de compras ou compartilhadas em redes sociais (opcional) como no Twitter e Facebook ou por e-mail, por exemplo. Se a loja desejar, ainda há a possibilidade de se adicionar um link de adicionar à lista de desejos na página do carrinho, onde o usuário poderá transformar o carrinho atual em uma lista para consulta futura.

Look book

Exibição de uma página de seção diferente das demais da loja com looks montados pelo lojista. Cada look é composto por grupo de produtos que fazem parte da loja virtual dando a possibilidade de compra de um look completo ao cliente. O look possui uma imagem representativa que geralmente apresenta um modelo vestido com as peças disponíveis para a venda na loja virtual.

Exibição de produtos por tempo médio de consumo (recompra)

Exibir na vitrine da loja virtual, de forma automatizada, os itens comprados periodicamente pelo cliente, facilitando sua próxima compra. Indicado para lojas que possuem alto índice de recompra como venda de cartuchos de tinta, medicamento ou suplemento alimentar, por exemplo.

Tracking de pedidos

No ambiente “meus pedidos” existe a opção de acompanhar os pedidos realizados na loja virtual. Ao escolher esta opção que está diretamente ligada ao pedido, o cliente visualiza o endereço de entrega que foi informado no momento da compra, forma de pagamento, itens do pedido e o último status do pedido, informado pelo lojista na administração da loja.

Tracking de pedidos avançado (acompanhamento)

No ambiente “meus pedidos” existe a opção de acompanhar os pedidos realizados na loja virtual. Ao escolher esta opção que está diretamente ligada ao pedido, o cliente visualiza o endereço de entrega que foi informado no momento da compra, forma de pagamento, itens do pedido e o fluxo de andamento do mesmo com a situação atual o horário. Caso o pedido esteja parado ou tenha sido cancelado em algum momento do fluxo, este é sinalizado no tracking. Cada etapa é sinalizada na página de acompanhamento e o número de etapas pode variar de loja para loja.

Tracking de pedidos avançado (acompanhamento) com integração

No ambiente “meus pedidos” existe a opção de acompanhar os pedidos realizados na loja virtual. Ao escolher esta opção que está diretamente ligada ao pedido, o cliente visualiza o endereço de entrega que foi informado no momento da compra, forma de pagamento, itens do pedido e o fluxo de andamento do mesmo. Caso o pedido esteja parado ou tenha sido cancelado em algum momento do fluxo, este é sinalizado no tracking. Cada etapa é sinalizada na página de acompanhamento e o número de etapas pode variar de loja para loja. A loja nesta opção pode fazer a integração automática de status com a loja virtual enviando um arquivo de atualização, não sendo necessário mudar o status manualmente na administração da loja pedido por pedido.

Código de rastreamento dos Correios

O lojista informa o código de rastreamento dos Correios no detalhamento do pedido e dispara, pelo sistema, um e-mail com esta informação ao cliente.

Cálculo de frete

Na página de detalhe e na página de carrinho da loja virtual é exibida a opção de visualizar o prazo e valor do frete para um CEP informado. Caso o CEP informado não seja atendido pela loja virtual, uma mensagem é informada ao usuário. São exibidas também as opções de entrega e transportadora com os respectivos valores e prazos.

Sistema de solicitação de orçamento

O cliente pode navegar pela loja virtual, ver detalhes de produtos, pesquisar, fazer tudo que uma loja tradicional permite, porém, não há a opção de compra pela internet. Ele adiciona os produtos a uma cesta em que depois poderá preencher um formulário com solicitação de orçamento. O lojista recebe os dados por e-mail e entra em contato com o cliente para negociar a venda.

Pedidos de bonificação

Permite ao lojista gerar pedidos de bonificação para presentear clientes da loja virtual. O lojista escolhe o produto a ser oferecido, os clientes que irão receber o produto, a forma de entrega e dispara e-mail informativo. Estes pedidos não geram receita na loja virtual.

Retirada na loja

Exibição de endereço da loja na página do carrinho, após inserir o CEP para consulta de frete. O cliente optando por retirar na loja, na página do formulário seguro, escolhe a loja e não paga pelo frete (recomendamos não cobrar frete para esta funcionalidade). O lojista é informado no detalhe do pedido sobre a escolha do cliente. O lojista deve informar as regras para retirada na loja como por exemplo o prazo, dias e horários disponíveis. Esta informação também pode ser enviada no arquivo de pedidos da loja, caso esta possua.

Agendamento de entrega

Permite ao cliente escolher a data e turno (manhã ou tarde) que lhe for mais conveniente e receber seu produto no endereço indicado conforme o agendamento. Na página de detalhe é exibida a opção de consulta de agendamento disponível para um CEP informado. Caso a loja não atenda ao CEP informado pelo cliente, este será alertado. Caso o CEP seja atendimento pelo serviço de agendamento de entrega, são exibidos os dias da semana e turnos disponíveis. A escolha do cliente é informada no detalhe do pedido que o lojista recebe.

Cadastro de endereços para entrega

O usuário poderá cadastrar diversos endereços de entrega, identificá-los e no momento de uma compra escolher em qual endereço deseja receber o seu pedido.

Cadastro de lojas físicas ou assistência técnica

Permite ao lojista informar aos seus clientes os endereços de suas lojas físicas podendo serem filtrados por Estado e Cidade. Na administração da loja virtual poderão ser cadastrados endereços, telefones, bairro, nome da loja, endereço virtual, e-mail e país.

Institucional de lojas físicas com mapa de localização

O institucional de lojas físicas exibe ao cliente relação de lojas e a localização utilizando o mapa do Google.

Fale conosco

Formulário disponível na loja virtual, com campos definidos pelo lojista, onde o cliente poderá entrar em contato com a mesma. Os dados são enviados para o e-mail cadastrado pelo lojista. Há a possibilidade de envio de anexos e no campo assunto, direcionar o envio do formulário para e-mails diferentes, de acordo com a seleção do assunto. Pode ser ativado também o CAPTCHA, utilizado como ferramenta anti-spam.

Embalagem para presente

A loja virtual pode dar a opção de enviar o pedido embalado para presente, podendo cobrar ou não por este serviço. O cliente tem a opção de solicitar este serviço na página de carrinho podendo também preencher um texto para o cartão de presente, caso a loja opte em oferecer também.

Garantia estendida

Nas páginas de detalhe, para produtos selecionados pelo lojista, é exibido o serviço de garantia estendida onde o cliente poderá escolher o tipo de garantia e optar pela compra deste serviço.

Módulo de currículos

Diversos campos estão disponíveis para serem exibidos na página de captação de currículos. O lojista pode optar em manter todos os campos que já são padrão do sistema ou personalizar de acordo com a sua necessidade. Ele tem controle dos currículos pela administração da loja virtual, podendo também receber anexo, marcar currículos que considere interessante e imprimir.

E-mail de cadastro realizado

Quando o usuário realiza o cadastro completo na loja virtual seja pelo ambiente “Meu cadastro” ou realizando sua primeira compra , o sistema envia um template de e-mail contendo as informações de nome, e-mail e senha para o cliente guardar como lembrete.

E-mail de felicitações ao aniversariante

Diariamente o sistema verifica a data de aniversário dos clientes e os envia um e-mail com layout de felicitações em nome da loja virtual.