Gestão Administrativa

Conteúdo referente às funcionalidades da Plataforma Shop segmentado por “Gestão administrativa” da loja virtual. Para conhecer as demais categorias de recursos, acesse “Recursos da loja virtual“.

Gestão Administrativa

Gestão da loja virtual

Disponibiliza ao lojista ferramentas para acompanhamento de vendas, relatórios, manutenção de produtos, configurações da loja virtual, administração de banners, produtos na vitrine.

Cadastro de usuários

A ferramenta permite cadastrar diversos usuários na administração da loja virtual, atribuir senhas e permissões para diversos menus no ambiente administrativo. Módulos de manutenção de produtos, cadastro de cliente e formas de pagamentos são algumas das funcionalidades com logs de alterações.

Cadastro de fotos de produtos de forma facilitada

Basta o lojista enviar somente a imagem principal do produto que o sistema automaticamente duplica e cria as demais imagens utilizadas na loja virtual. O lojista não se preocupa em ter que desenvolver um “kit” de imagens iguais com dimensões diferentes.

Zoom localizado

Opção do lojista em ter em sua loja virtual a opção de zoom localizado sobre a imagem principal do produto na página de detalhe, possibilitando assim uma melhor visualização do item ao usuário da loja virtual.

FTP de imagens de produtos

Para grandes quantidades de imagens de produtos, o sistema disponibiliza conta de FTP para que lojista envie lotes de imagens de forma facilitada ao sistema.

Imagens extras

Para cada produto da loja virtual há a possibilidade de se exibir diversas imagens extras na página de detalhe, facilitando a visualização do item para o usuário da loja virtual. Tais imagens também poderão ser visualizadas com o Zoom localizado, como o produto principal.

Alerta de imagens

O lojista recebe avisos constantes do sistema o alertando quanto à produtos sem imagens associadas.

Foto indisponível

Personalização de imagem para ser exibida em caso de produto sem foto cadastrada.

Preview de imagens extras

Nas thumbs de produtos, ao posicionar o cursor sobre a imagem do produto, são exibidas imagens extras cadastradas no sistema. A loja pode também exibir miniatura de variação de cores na thumb de produto e ao selecionar, a imagem do produto é substituída pela imagem que corresponde àquela cor escolhida pelo cliente.

Carga de produtos

Caso a loja possua grande quantidade de SKUs para cadastrar na loja virtual, existe a possibilidade de importação mediante modelo de planilha fornecido pelo Shop. Dados como nome, complemento, preço, preço promocional, descrição do produto, departamento, seção e marca são algumas das opções disponíveis neste módulo.

Gerenciamento de produtos

Uma tela dedicada ao cadastro de produtos da loja virtual permite ao lojista informar tudo relacionado ao item que será cadastrado, informando complemento, descrição resumida, descrição detalhada, peso, largura e altura, diversas imagens extras, video, situação do produto entre outras opções disponíveis. Existe também a flexibilidade de oferecer a este produto frete grátis para determinados estados ou se o mesmo possui frete obrigatório. Ter uma tabela de financiamento por produto e formas de entregas exclusivas.

Produtos na vitrine

Administração para escolher que itens devem ser exibidos na vitrine da loja virtual, selecionando-os por departamento, seção ou deixando a exibição de forma aleatória. O lojista pode também selecionar somente um departamento ou seção e o sistema exibe somente produtos que satisfaçam a esta pré seleção.

Produtos virtuais

Permite que um produto que foi criado em uma seção possa ser exibido também em outras seções da loja virtual. Ideal para montar seções de coleções e agrupar itens de seções diferentes neste novo ambiente.

Alteração de preços por seção

Esta funcionalidade permite ao lojista alterar de forma coletiva preço de produtos de uma seção. Ele pode alterar um a um visualizando todos os produtos da seção selecionada ou dar carga de uma planilha modelo. Pode-se aplicar um desconto promocional em todos produtos da seção aplicando um percentual que será mostrado como preço promocional. O desconto é válido para todas as formas de pagamento, inclusive cartão de crédito parcelado.

Seções virtuais

Agilize o processo de criação e exclusão de seções temáticas e relacionamento de produtos de outros departamentos para estas seções. Sua loja pode criar de forma fácil uma seção virtual relacionando produtos por método de seleção de itens ou por envio de planilha.

Alteração coletiva

Permite realizar alterações em departamentos, seções e marcas de forma rápida, bastando para isso selecionar a categoria desejada e a ação que deseja realizar. Estão disponíveis alterações coletivas de frete grátis, financiamento, desconto à vista (o desconto vale para todos os produtos da seção não sendo permitido dar desconto para apenas para alguns produtos desta seção), mover produtos entre departamentos e seções, remoção dos resultados de busca.

Gestão de cadastro de clientes

Permite ao lojista pesquisar cliente cadastrado, visualizar opção de autorização de envio de newsletter e dados cadastrais.

Cadastro de clientes de pessoa física e pessoa jurídica

Permite que o usuário realize pedidos como pessoa jurídica, onde ao escolher esta opção, dados necessários como “razão social, “nome fantasia”, “CNPJ” e “inscrição estadual” são solicitados no formulário de cadastro da loja. Na administração também existem filtros para selecionar a opção pessoa física ou jurídica.

Campos personalizados no formulário de cadastro

Se houver a necessidade de se coletar mais informações do usuário no momento de cadastro na loja virtual, a sistema permite ao lojista exibir e coletar dados como por exemplo “Modelo do Veículo”, “Marca favorita”, “Empresa onde trabalha”, “Data de admissão”.

Importação de cadastro de clientes

Através de planilha Excel, o lojista pode dar carga na administração da loja alimentando o sistema com informações de Nome e e-mail de clientes. Existe também a possibilidade de cadastro de diversos campos mediante carga de um modelo de planilha do sistema.

Sistema de agrupamento de clientes

Módulo de perfil com preço e grupo de produtos diferenciados. Cada usuário pode visualizar um mix de produtos diferentes na loja virtual. Regras de formas de pagamento e parcelamento também se aplicam a cada perfil criado. Permite também ao lojista vender para um estado produtos com preços diferenciados.

Relatórios diversos

Na administração da plataforma o lojista possui acesso a relatórios de produtos com filtros por data de atualização, período, visualização de preço, estoque, relatório de clientes, parceiros, avise-me, brindes, vendas por cliente, entre outros.

Indicadores

Possibilita ao lojista identificar as seguintes informações na loja virtual e agir para melhorar o desempenho da loja. Exemplos: Clientes que compraram nos último 3 meses / Clientes que realizaram mais de uma compra com pedidos pagos e enviados por mês / 100 clientes que mais compraram no ano / Os 20 produtos mais comprados no site / mês / Os 20 produtos mais comprados no site / ano / Pedidos abertos com boleto / Clientes com abandono de carrinho com exibição de dados de identificação e itens abandonados / Clientes cadastrados e que nunca compraram na loja virtual / Clientes que não compram nos últimos 6 meses. Novos indicadores podem ser solicitados por encomenda.

E-mails da plataforma

Diversos e-mails são enviados aos clientes da loja virtual como por exemplo, aviso de disponibilidade de produto, aviso expirado para alerta de disponibilidade de produto, lembrete de senha, confirmação de cadastro, e-mail de confirmação de pedido ou cancelamento, acompanhamento de mudança de status do pedido, e-mail com link de impressão de boleto para esta forma de pagamento.

Alerta de consistência do look book

O lojista é alertado por e-mail sendo informado que o determinado look está incompleto por falta de estoque de um ou mais itens que o compõe. Desta forma o lojista toma alguma ação para repor o estoque do item faltante, escolhe outro item para substituir no look ou o inativa.

Sujeito a disponibilidade de estoque

Os produtos podem ser vendidos na loja virtual mas o seu prazo de entrega pode ser aumentado em dias configurado pelo lojista na administração da loja. Útil para quando a loja não possui em estoque o item mas o mesmo pode ser solicitado ao fornecedor, de acordo com a demanda de pedidos.

Controle de estoque

Opcionalmente ao cadastrar produtos na loja virtual pode-se informar a quantidade de itens em estoque e definir regras em que o produto passará para a situação “sem estoque no momento” ou “inativo”. O controle pode ser definido também ao se atingir determinada quantidade do estoque geral para o site todo ou para departamento ou seção. Existe também como opcional a verificação redundante de estoque no processo de finalização do pedido. Com esta verificação a mais se evita que produtos muito procurados em promoções ou produtos com baixo estoque, possam ser vendidos caso muitos clientes estejam comprando o mesmo item praticamente ao mesmo tempo em sua loja.

Páginas institucionais

O lojista pode criar páginas com conteúdo HTML livre, podendo criar conteúdo institucional ou hot sites. Cada página criada neste módulo possui uma URL única que pode ser divulgada em campanhas ou ser utilizada em banners institucionais da loja. Um institucional pode não aparecer no menu de navegação mas mesmo assim poder acessado através de link, possibilitando o acesso a clientes que possuem o endereço desta página.

Descrição do produto em abas

Na página de detalhe, o produto pode ter a sua descrição detalhada separada de forma organizada em abas facilitando a disposição das informações na página. Utilizado para lojas que possuem por exemplo, produtos com descrição, especificação técnica, características, vídeo.

Index de manutenção

A loja pode ser tirada do ar para manutenção provisória e bloquear o acesso dos usuários, exibindo uma página informativa de manutenção.

Ambiente de desenvolvimento/homologação

Todas as lojas possuem ambiente para desenvolvimento de novas aplicações e testes. O lojista pode acessar este ambiente caso queira fazer algum experimento antes de publicar na loja virtual de produção.

Gerenciador de arquivos

Permite ao lojista enviar ou excluir arquivos de imagem, pdf, doc, txt, zip pela administração, para utilizar em chamadas da loja virtual.

Impressão de etiquetas

Permite que o lojista imprima etiquetas, utilizando máquina de impressão de etiquetas para agilizar no processo de identificação e envio dos pedidos. Pode imprimir etiquetas simples ou etiquetas com a logomarca dos Correios com range de códigos de rastreamento e código de barras. Possui integração também com o SIGEP WEB.

Abandono de carrinho

Indicador que informa ao lojista total de abandonos de pedidos na loja virtual e local (página) em que o usuário deixou a loja, com possibilidade de exportar como planilha.

Monitoramento de pedidos em atraso

Relatório que informa ao lojista se um pedido está em atraso para entrega ou não, geralmente utilizado para lojas que entregam o pedido no mesmo dia. Funciona da seguinte forma: É configurado na loja, para cada status possível para compra, o tempo de permanência do pedido naquele status (etapa). O sistema faz verificação da hora em que o status foi colocado no pedido e esse tempo de permanência possível e se ultrapassar, este é considerado atrasado.

Loja catálogo

Permite ao lojista ter um site que não venda, utilizando o mesmo sistema de loja virtual, somente para exibir aos seus clientes um catálogo de produtos que a loja possui. Existe a possibilidade de exibição de preço. O lojista pode futuramente optar por outra versão da Plataforma e passar a vender.